sábado, 28 de julho de 2012

A PERMANÊNCIA DO INSTANTE PRESENTE - BIDI - A QUESTÃO


Rendo Graças ao autor desta imagem





Poderia desenvolver sobre: ​
viver a permanência
do instante presente?


O instante presente participa do Si.

Viver a permanência do Instante Presente é estar instalado no Si, no espelhamento espiritual da sua própria Luz projetada na tela da Consciência. Viver a permanência do instante presente é desfrutar do Si, desfrutar dos Samadhis, mas isto não é Absoluto.

Muitos Irmãos e Irmãs se comprazem nele, e é perfeito, porque nunca se necessita julgar qualquer diligência que seja. Mas viver isso não levará jamais ao Absoluto e ainda menos na Liberação. É realizado um estado, e em outros lugares isso se chama o Despertar ou a Realização. E depois, o que há depois? Uma vez que o saco de comida se foi, uma vez que o saco de pensamentos não existe mais? O que resta para viver a permanência do momento presente? Nada mesmo.

Portanto, é ilusório e efêmero, mesmo que seja gratificante para o ego, para o bem-estar. Viver a permanência do instante presente é aceitar o efêmero. Um efêmero mais belo, mais bonito do que o efêmero do eu, mas isto continua um efêmero, mesmo permanente.

Qual é esta permanência? Ela está inscrita entre o nascimento e a morte, para o mais amplo. Mas antes, mas depois, onde está a permanência? Onde está o instante presente? Percebes que há, por trás dessa expressão, a satisfação de um ego espiritual e um impedimento de ir além.

Esta imobilidade não é o centro, esta permanência não é permanente, uma vez que ela é limitada pelo nascimento e morte. O que tu És, não é limitado, nem pelo nascimento nem pela morte.

É muito difícil para quem vive a permanência do instante presente, Liberar-se disso. É este espelhamento do Si, este espelhamento da Luz, que foi chamado a ilusão e conduz a todos os excessos, a todos os confinamentos. É permanecer espectador de um estado, observador de um estado. É desfrutar do efêmero, tomando-o por Eterno, mesmo se isso é muito satisfatório.

O "eu sou", afirmação da Presença, não é senão um golpe, embora indispensável para muitos. Realizar o "eu sou" não é estar Liberado, mas estar ainda mais confinado. Mas fiquem à vontade para afirmar o "eu sou" e parar por aí, porque para muitos esta é uma meta e uma aspiração, uma finalidade, um conjunto que está num subconjunto e que é considerado como um conjunto, no entanto. Este não é o centro, mesmo se a cintilação e o espelhamento da Luz podem preencher.

O objetivo não é ser preenchido. A finalidade (se é que eu posso usar essa palavra) não é ser preenchido, uma vez que a perfeição já está aí, desde sempre: é isso que tu És.

Instalar-se Aqui e Agora, no instante presente, realiza o Si, o estado de espelhamento em que a Luz é vista. Mas se a Luz é vista, ainda é porque ela é projetada.

O Absoluto não é isso. Mas vocês devem aceitar, como eu o aceito sem qualquer problemática, que para muitos, isto é um objetivo e uma finalidade.


Bidi
03-06-2012





Rendo Graças às fontes deste texto:
Tradução: Zulma Peixinho e Josiane Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails